É a poluição do ar que nós respiramos
No dia 22 de setembro de 2010, em Campo Grande, aconteceu o evento "Na Cidade Sem Meu Carro" promovido pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito). Pelo quarto ano consecutivo, funcionários das secretarias serão incentivados a irem de ônibus, bicicleta e até mesmo a pé, para o trabalho. O objetivo principal do projeto é conscientizar a população perante a atual conjuntura do meio ambiente. A data faz referência ao Dia Mundial Sem Carro. O passeio ciclístico pela cidade tem como meta chamar a atenção da sociedade para o problema da poluição atmosférica nos grandes centros.
O Dia Mundial Sem Carro é um movimento que começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20, e desde então vem se espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões nos cinco continentes. Trata-se de um manifesto/reflexão sobre os gigantescos problemas causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos, e um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis - entre os quais se destaca a bicicleta.
A poluição do ar é um grande mal provocado por nós seres humanos. A queima de combustível nos carros é a maior causa da poluição. Campo grande infelizmente já segue no mesmo nível de poluição que São Paulo e Rio de Janeiro. O clima seco, com grande períodos de estiagem e baixa umidade, agrava ainda mais a situação. Segundo pesquisas, os gases que saem dos escapamentos dos meios de transporte são responsáveis por 40% da poluição nas grandes cidades. Apesar do homem estar em busca de soluções para este problema, muitos automóveis já estão utilizando gás natural como combustível.
Fumaça do escapamento dos carros contribui para poluição do ar
Outro fator que contribui, é o carro movido a álcool, não fóssil, que polui pouco. O crescimento econômico gera uma facilidade na compra de carros e sem o cuidado adequado ou qualquer preocupação com o meio ambiente. “Geralmente carro novo se faz a revisão de ano em ano. É importante porque a revisão periódica do veículo ajuda a gerar menos poluente ao meio ambiente”, diz o acadêmico Carlos Alberto.
A estudante de jornalismo, Joyce Vieira, diz que faz revisão de seis em seis meses no seu carro. “Penso na qualidade do carro, manutenção e sempre tem um desconto na revisão”, diz. “Sem manutenção, posso ficar na mão com o carro”. No que diz respeito à poluição, ela acredita que tudo esteja interligado. “ Uma coisa engloba a outra”, afirma.
Diogo Borges, estudante de Engenharia Civil, diz que não pensa muito na poluição atmosférica. “Faço revisão de seis em seis meses na minha moto porque se não fico a pé”, brinca. “Mas admito que não penso no meio ambiente não”, revela.
Apesar de poucas pessoas pensaram nos malefícios da poluição atmosférica, seus efeitos causam problemas no sistema respiratório podendo agravar ou mesmo provocar diversas doenças crônicas tais como a asma, bronquite crônica, infecções nos pulmões, enfisema pulmonar, doenças do coração e cancro do pulmão.
Elizângela Lemes, Lane Nakasone, Élida Monteiro
Como saber se o seu carro está poluindo o meio ambiente? Leia aqui: http://www.despachante.com/blog/inspecao-veicular/quanto-o-seu-carro-polui/
ResponderExcluir