Os riscos são maiores para os moradores das cidades grandes.(Julia Chequer/26.08.2010/R7).
Pessoas que respiram ar poluído durante muitos anos, como os moradores das grandes cidades, têm maiores chances de desenvolver a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Segundo cientistas dinamarqueses, ainda que o nível de poluição seja baixo, há riscos de ter a doença.
Segundo Zorana Andersen, da Sociedade Dinamarquesa do Câncer, os pesquisadores avaliaram dois estudos para avaliar o impacto da poluição na saúde da população. O primeiro estudo continha informações sobre mais de 57 mil pessoas com idades entre 50 e 64 anos, moradores das duas maiores cidades do país: a capital Copenhague e Aarhus. O outro estudo utilizado foi um questionário sobre tabagismo, alimentação, educação, ocupação e estilo de vida. Foram avaliadas pessoas que ficaram expostas a níveis baixos de poluição durante um período de 15 até 35 anos. Foi possível acompanhar as informações 52 mil dinamarqueses no período de 1971 até 2006.
De acordo com Andersen, foi encontrada uma relação importante entre a poluição e a DPOC.
- Nós ajustamos alguns fatores, como o tabagismo, e, ainda assim, a relação continua significativa. Casos de DPOC também foram encontrados em pacientes não-fumantes.
A influência da poluição a longo prazo na incidência dessa doença pulmonar foi maior, segundo os especialistas, entre homens, obesos e aqueles que comem menos de 240 gramas de fruta por dia. Além disso, os maiores riscos foram encontrados em pacientes que já sofriam de diabetes ou asma.
Como os pesquisadores utilizaram dados de internações por DPOC para avaliar a incidência – e como algumas situações não requerem hospitalização – os pesquisadores dinamarqueses acreditam que os números estão subestimados, ou seja, a influência da poluição deve ser ainda maior.
Diante dos resultados, os médicos acreditam que as emissões de gases vinda do tráfego urbanos é fundamental para trazer mais benefícios à saúde.
Postado por Elizângela Lemes
Fonte: R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário