sábado, 23 de outubro de 2010

Consumo consciente

O consumo hoje vem tornando-se um dos grandes problemas causadores da destruição do meio ambiente. Por quê? Simplesmente porque todo o material necessário para a fabricação de celulares, computadores, roupas, carros, asfalto, casas etc., vêm da natureza; e como, a cada dia que passa, o mundo tem mais gente, a necessidade das indústrias de retirarem matérias-primas do meio ambiente torna-se mais agressiva. E para onde vai todo o material que descartamos? Para os bueiros, rios, para o ar que respiramos.

Temos o costume de comprar coisa sem necessitarmos, sem verificarmos de onde veio aquele produto, e isso, ajuda bastante para a degradação de nossos recursos naturais. Não bastando este problema, o consumismo realizado da maneira que vem sendo feito, tem influência negativa na pobreza, aumentando as desigualdades sociais, danificando o meio ambiente e as condições de vida de pessoas mais pobres.

Para termos uma idéia, nosso planeta possui aproximadamente 6,6 bilhões de pessoas, onde 1/3 tem acesso ao consumo. Se esta forma predatória de consumir fosse igual para todos os 6,6 bilhões de pessoas do nosso planeta, iríamos precisar de quase 3 planetas Terra para satisfazer nossas necessidades!

Então, o que queremos dizer é: o consumo precisa ser consciente. Precisamos ter a idéia de que não é simplesmente porque temos dinheiro que podemos comprar tudo o que vemos pela frente e ninguém estará saindo em desvantagem. É claro que nos sentimos bem quando compramos algo novo, mas o planeta Terra não está suportando mais a exploração do ser humano de seus recursos naturais. Qual seria a solução então?

• Consumirmos somente o necessário;
• Só comprarmos produtos de empresas que possuam responsabilidade social e ambiental assegurada;
• Reciclar, reaproveitar e reduzir os produtos consumidos por nós diariamente;

Algumas pessoas podem pensar: “Mas eu não vou deixar de consumir por causa de outras pessoas que são sabem controlar-se”. Este mesmo pensamento está sendo utilizado pelos países em desenvolvimento, que querem crescer e continuar poluindo para desenvolver-se assim como os países desenvolvidos já o fizeram em um passado não muito distante. É esse rumo que queremos para nosso planeta? Com certeza não.

Então vamos começar a pensar e agir dentro de nossas casas, escolas, cidades sabendo que outras pessoas, assim como nós, estão fazendo o mesmo, para que possamos retribuir tudo o que a natureza oferece, sem nos cobrar nada em troca, na forma de gratidão e proteção.
Portanto como diz o ditado popular: “As palavras voam, os exemplos frutificam”.

Thiago Silvestre Nomiyama de Oliveira – Biólogo

Fonte:http://www.revistameioambiente.com.br/2008/03/12/consumo-consciente/

Nenhum comentário:

Postar um comentário