terça-feira, 2 de novembro de 2010

7,3 milhões de garrafas PET recicladas por mês na Capital

Texto de Bruna Lucianer (Correio do Estado)
Moramos no segundo País que mais recicla garrafas PET no mundo, atrás apenas do Japão. De acordo com o censo divulgado em 2008 pela Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet), atualmente são recicladas 253 mil toneladas do material por ano, o que corresponde a um reaproveitamento de quase 55% do que é consumido.
Mato Grosso do Sul está um pouco a frente da média nacional. Segundo Ricardo Ferreira, dirigente da Metap, empresa recicladora de Campo Grande, 7,3 milhões de garrafas PET circulam pela empresa todos os meses, o que corresponde a aproximadamente 65% do consumo estadual. O resto, infelizmente, ainda vai para o lixão.
Características como a estrutura leve, a resistência mecânica e química, além de constituir excelente barreira para gases e odores, fazem do PET o segundo material reciclável mais nobre que existe, perdendo apenas para o metal. Dele, podem ser feitos centenas de produtos, que vão desde embalagens até tapetes de veículos e fibras têxteis. Essas últimas, por acaso, são o principal destino do PET recolhido e triturado pela Metap.
Postado por Adriana Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário